Colaboradores são os responsáveis tanto pelo sucesso quanto pelo fracasso de uma empresa. Pense em um time de recursos humanos que arduamente investe tempo e recursos para recrutar os melhores talentos do mercado. Natural que eles criem expectativas de que profissionais qualificados irão continuamente contribuir para o sucesso de longo prazo da organização, traduzindo esta contribuição em maior lucratividade e melhores resultados. Para colher estes frutos é preciso investir no engajamento dos seus colaboradores e não apenas na seleção.
Os indicadores de engajamento estão intimamente ligados ao processo de transformação de produtividade e performance em resultados. Dados de nossas centenas de pesquisas de engajamento e clima, desenvolvidas junto a clientes de diferentes setores – com mais de 900 mil respondentes – mostram uma relação próxima entre números favoráveis de engajamento e aspectos positivos que contribuem para o balanço da empresa.
A seguir listamos cinco aspectos positivos do engajamento que certamente levarão a maior lucratividade em sua empresa:
1. Maior presença do colaborador
Empresas onde o colaborador se sente mais engajado também verificam menor quantidade de faltas por parte de seus times. A participação constante e o desejo de estar integrado com seu time fazem com que a produtividade aumente e o foco se mantenha nos objetivos acordados.
2. Maior interesse em desenvolvimento pessoal
Os números de nossas pesquisas apontam que o colaborador engajado possui um desejo maior em se desenvolver dentro da empresa, o que representa maior interesse em participar de treinamentos facultativos e eletivos. A cultura de aprendizado interna é um fator preponderante para o sucesso.
3. Melhor atendimento ao cliente
Verificamos que o colaborador engajado é peça importante para a obtenção de índices positivos no atendimento ao cliente, seja ele externo ou interno. Estamos falando de equipes e áreas mais conectadas, assim como consumidores e clientes finais mais satisfeitos. Um bom exemplo é o setor de pós-venda do setor de varejo, onde a satisfação do cliente é perceptivelmente maior em ambiente com altos indicadores de engajamento.
4. Maior propagação e implementação de ideias inovadoras
Em um mundo que se torna cada vez mais tecnológico e digital, empresas com equipes engajadas são mais suscetíveis a encontrar ideias inovadoras que partem do seu próprio quadro interno. O engajamento é um driver do pensamento crítico capaz de não apenas solucionar problemas com agilidade, mas também propor novos formatos e processos.
5. Ir além do básico
O colaborador engajado é fruto de uma série de processos que o fazem entender e compreender seu papel dentro da empresa. Desde um onboarding de verdade, passando por treinamentos eficientes, obtenção de autonomia e reconhecimento por parte do gestor, são ingredientes que contribuem para o “ir além” deste profissional. O motivo que faz um colaborador entregar mais, sendo mais produtivo. E produtividade é peça fundamental para se obter maiores resultados e lucratividade.
Estes cinco aspectos mostram que apenas experiência e qualificação não garantem uma performance de alto nível de colaboradores e, por consequência, melhores resultados financeiros. A cultura da empresa e o engajamento são críticos para manter níveis sustentáveis de produtividade de equipes e profissionais.
Um colaborador desengajado irá pôr em prática apenas os esforços mais básicos para cumprir suas responsabilidades e não se complicar. Para que a produtividade aumente e se converta em maior lucratividade a longo prazo, é necessário que a combinação de valores, crenças e processos que compõem a cultura da organização faça efeito no nível de engajamento das equipes e, em última instância, na performance e resultados.
Por isso, para que o engajamento se torne um driver de lucratividade, é preciso que ele se torne uma cultura evidente dentro da empresa.