Perguntas boas precisam de respostas boas.
Trabalhar com clima e engajamento não pode ser só aplicar pesquisas anualmente e cumprir os protocolos de apresentação de resultados e cobrança de gestores para os planos de ação de melhorias.
O ganho estratégico que se tem com a aplicação de uma pesquisa pode, e é, muito maior.
Veja as perguntas abaixo e me diga se as respostas à elas não seriam ótimas para traçar estratégias, políticas e ações de engajamento.
1. Quais os principais drivers de engajamento em cada uma das unidades de sua empresa?
2. Quais os aspectos mais valorizados do dia a dia do trabalho em cada um dos cargos ou funções?
3. Os mais novos de casa se encantam com o que?
4. Como manter o engajamento do pessoal com mais de 40?
5. Qual a diferença na aprovação das atitudes dos gestores entre homens e mulheres?
6. Quais as competências que realmente impactam a satisfação do cliente final?
7. Quais as áreas com maior necessidade de feedback de seus gestores?
8. Quais as competências com maiores oportunidades de crescimento em cada uma das áreas da empresa.
9. Quais aspectos da liderança e do planejamento do trabalho mais impactam a produtividade, segmentado por tempo de casa, idade, gênero e área?
10. Onde melhorar a comunicação e através de quais meios?
11. Qual a probabilidade dos mais engajados de sairem da empresa? Ou o quanto você está vulnerável frente ao mercado?
12. Perceber que está crescendo profissionalmente aumenta a produtividade das equipes?
13. Em que áreas se tem a melhor percepção de diversidade?
14. Quais atitudes e comportamento dos gestores mais impactam a redução do absenteísmo?
15. Como está sendo percebida sua comunicação em cada um dos segmentos da empresa?
E a lista continua.
Uma forma de respondê-las.
Para responder estas questões você precisa de uma pesquisa de engajamento e clima de verdade com um módulo de people analytics. E escrevo “pesquisa de verdade” para diferenciar das enquetes que são as “pesquisas pulso” que algumas empresas fazem. Considerando a sua frequência, abrangência, e principalmente o tipo de perguntas, elas não têm a força ou a validade estatística para trazer esse tipo de análise.
Você pode conhecer um pouco mais da nossa visão sobre metodologias de pesquisas organizacionais, nesse artigo e nesse e-book:
Artigo: Será que alguma empresa precisa mesmo de pesquisas pulso semanais?
e-Book: COMO ESCOLHER O TIPO CERTO DE PESQUISA
E se está pensando que isso tudo é muito caro, se enganou! Muda muito pouco no investimento da sua pesquisa de clima e engajamento e o que você precisa é disponibilizar os dados e indicadores que você já tem, de demografia, tempo de casa, avaliações de competências, produtividade e outras medidas de sucesso da empresa.
Quer conversar um pouco mais sobre isso, vamos tomar um café real ou virtual, vai ser um prazer!
Abraço,
Maria Paula Ribeiro
maria.paula@carvalhoemello.com.br
www.carvalhoemello.com.br