Clima Organizacional

Numa imagem simples, o clima organizacional é o balanço que o colaborador faz entre o que ele ganha e o que lhe custa trabalhar em uma empresa. Ele coloca estas duas variáveis em pratos distintos de uma balança, se o que ele ganha em trabalhar na empresa pesa mais, o clima á favorável, se o que ele perde pesa mais o clima é desfavorável.


Clima Organizacional - Pesquisa

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta de coleta de informações que, se apresentadas de forma organizada e clara servirão de subsidio consistente para os planos estratégicos, para as ações de melhoria de processos e relacionamentos. Em outras palavras, incrementará a saúde financeira e humana da empresa.

A pesquisa de clima é o diagnóstico de um processo maior de Gestão de Pessoas, que está diretamente ligado ao comprometimento, produtividade, e consequente à lucratividade. pessoas satisfeitas, comprometidas e engajadas na empresa que trabalham.

Se você quiser se aprofundar um pouco na teoria do clima organizacional, vamos tomar a liberdade de lhe recomendar alguns bons livros, como os abaixo:

  • Schein. E.H., Organizactional Culture and Leadership, Jossey-Bass, 1991
  • Schneider. B., The People Make the Place – Personnel Psycology, 1987
  • Edwards. J. D., Improving Organizational Survey – Sage, 1993
  • Ashkanasy, Wilderon, Peterson, Handbook of Organizational Culture and Climate, Dage - 2000

Etapas da Pesquisa de Clima

Abaixo a lista das 10 etapas de uma Pesquisa de Clima:


  1. Definição do escopo da pesquisa.
  2. Geração do Questionário.
  3. Editoração do Questionário.
  4. Plano de Comunicação.
  5. Início da Coleta.
  6. Fim da Coleta.
  7. Análise dos Dados.
  8. Geração de Relatórios.
  9. Apresentação dos Resultados.
  10. Planos de Ação.

Cursos


Pesquisa de Clima Organizacional

São Paulo

Tel.: 11-5546-0760

Um curso destinado aos Profissionais de Recursos Humanos e outros interessados em utilizar a Pesquisa de Clima como uma ferramenta de gestão de pessoas e produtividade.

Objetivos

Um curso extremamente participativo e equilibrado entre o prático e o teórico que visa:


  • Apresentar aos profissionais as modernas técnicas de levantamento de informações de clima organizacional, preparando-os para desenvolver um questionário para levantamento quantitativo.
  • Promover grupos de investigação qualitativa, analisar dados e propor planos de ação pós-pesquisa.

Serão apresentados também, as modernas técnicas de análises estatísticas dos dados, e seus impactos na elaboração de um bom plano de ação.


Os participantes terão a oportunidade de desenvolver um questionário que poderão utilizar em suas empresas em pesquisas quantitativas, e aprenderão como utilizar planilhas eletrônicas para tabular e apresentar os resultados.


Programa

A - O que é Clima Organizacional.

  • Histórico.
  • Correntes.
  • Como se afere
  • Noções de Cultura Organizacional.
  • Os Fatores que influem no Clima Organizacional.
  • O que é Satisfação, Fidelidade, Lealdade e Compromisso.


B - A Pesquisa de Clima Organizacional.

  • Objetivos.
  • Para que serve e para o que não serve.
  • Formas de coleta de dados.
  • Quantitativa ou Qualitativa? (Exemplo Prático).
  • Fatores, Aspectos e Atributos.


C - O planejamento da Pesquisa.

  • Definição do escopo.
  • O Plano de Comunicação.
  • Quem pesquisar.
  • Quando pesquisar.
  • Desenvolvimento do questionário (Exemplo Prático).
  • As escalas de avaliação.
  • Formas de aplicação do questionário.
  • Formas de tabulação dos dados.
  • Formatando um relatório claro e objetivo (Exemplo Prático).
  • A apresentação dos resultados para os principais gestores de empresa (Exemplo Prático).
  • A devolutiva para os colaboradores.


D - Grupos de Foco Qualitativos.

  • Quando utiliza-los.
  • Como conduzi-los.
  • Técnicas e Dinâmicas.
  • Relatório Qualitativo (Exemplo Prático).


E - O Plano de Ação.

  • Como interpretar os resultados (Exemplo Prático).
  • Por onde começar.
  • Como incrementar a satisfação com poucas ações.
  • Um Menu de "Boas Ações" (Exemplo Prático).
  • O que dá certo e o que não dá certo.


Informações


Local: A confirmar

Estão incluídos: Apostila, certificado, coffe-break e estacionamento.


Empresas com mais de um participante inscrito terão descontos progressivos. Solicite também maiores informações sobre cursos "in-company"

O pagamento deve ser efetuado através de depósito bancário em favor de:


Para fazer sua inscrição, clique aqui



São Paulo

Tel: (11) 5546-0760


Capacitar os participantes, de forma prática e objetiva, a gerar e implementar um plano eficaz de Gestão de Clima Organizacional, a partir de uma Pesquisa de Clima ou diagnóstico prévio.

Objetivos

Dar aos participantes de forma prática e objetiva o conteúdo básico e o caminho para a implantação de um plano eficaz de Gestão de Clima Organizacional, a partir de um diagnóstico prévio. Serão considerados também na proposição das ações, os aspectos culturais da empresa, a dinâmica das relações organizacionais, o perfil dos colaboradores e os indicadores de sucesso do plano.


Programa

A – O Ponto de Partida – Diagnóstico

  • A Pesquisa de Clima.
  • Quantitativa.
  • Qualitativa.
  • Os Fatores e Aspectos pesquisados.
  • Os relatórios.
  • As análises estatísticas.
  • Exemplos de Relatórios de Pesquisa.


B – Os Principais Agentes de Mudanças

  • As lideranças.
  • A comunicação.
  • Como influenciam na motivação.
  • Outros aspectos relevantes.


C – Como Criar o Plano de Ação?

  • Onde quero chegar?
  • A importância da “leitura” da Cultura da empresa.
  • Quem pesquisar.
  • A memória da empresa.
  • A importância da participação dos colaboradores.
  • Técnicas estruturadas de formatação do plano.
  • Os grupos de trabalho.
  • Como evitar respostas rápidas.
  • Como fazer as perguntas certas.
  • Exercícios práticos.


D – Como Implementar o Plano de Ação.

  • A comunicação do Plano.
  • Os fatores de sucesso.
  • Os indicadores de desempenho das ações.
  • Como utilizar a cultura da Empresa a seu favor.
  • Como utilizar o perfil dos colaboradores a seu favor.
  • Idade.
  • Sexo.
  • Nível cultural
  • A apresentação do plano.
  • Exemplos de Planos de Ação



Informações

Local: A confirmar

Estão incluídos: Apostila, certificado, almoço, coffe-break e estacionamento.


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